O Programa de Trainee - Jovens Profissionais, a ser implementado pela empresa Angola Prev, é uma iniciativa que tem como objectivo fomentar o primeiro emprego para jovens universitários ou em início de carreira profissional, que demonstrem um alto desempenho e potencial.

Esta iniciativa está alinhada com os esforços do Executivo no combate ao desemprego, principalmente da camada mais jovem da população e no estimulo ao crescimento e capacitação da força de trabalho nacional, nomeadamente com a criação do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade – PAPE.

Além de favorecer os talentos nacionais, este programa oferecerá uma base de mão de obra futura e de fundamental importância para a manutenção e ampliação da actuação da Angola Prev, não apenas em Angola, mas também em outros países onde possam vir a actuar.

O Programa Trainee - Jovens Profissionais visa captar, capacitar, estimular e reter os melhores talentos profissionais, de forma a prepará-los para, eventualmente, assumirem posições de destaque dentro dos projectos da nossa empresa e com isso, acompanharem e ajudarem a construir o processo de transformação, inovação, evolução e ampliação da mesma.

Durante o Programa Trainee - Jovens Profissionais, o futuro profissional desenvolverá as competências necessárias para iniciar com qualidade a sua vida laboral. O participante deste programa contribuirá para uma série de projectos desafiadores na Angola Prev.

Esta experiência ajudará estes jovens a desenvolverem as suas habilidades de percepção, pró-actividade, capacidade de solucionar problemas, trabalhar em equipa, liderar processos, aprofundar a sua compreensão dos principais aspectos absorvidos no período da sua formação académica e obter conhecimento sobre a estratégia de negócio de uma das organizações mais inovadoras de Angola.

O Trainee será alocado a uma das seguintes áreas de actuação da empresa:

- TIC (Sistemas Informáticos/Infra);

- Finanças/Contabilidade;

- Capital Humano;

- Atendimento;

- Segurança Social;

- Gestão de Projectos.

DA SELEÇÃO

Os candidatos serão seleccionados através de processos de recrutamento e através de parcerias a serem firmadas junto as principais universidades de Angola.


Os candidatos selecionados para integrar o programa de Trainee - Jovens Profissionais deverão cumprir com os seguintes requisitos obrigatórios:


- Possuir nacionalidade angolana;

- Idade entre os 18 e 28;

- Ser recém-formado ou estar a frequentar o último ano, de um dos seguintes cursos:

- Bom domínio da língua portuguesa (falada e escrita);

- Bom domínio das ferramentas Office (óptica do utilizador).


Para além dos requisitos obrigatórios, são recomendáveis ou aceitáveis as seguintes condições:


- Estar a frequentar um programa de Pós-Graduação;

- Ter concluído o ensino universitário, no máximo há 2 (dois) anos;

- Possuir conhecimento comprovado nas seguintes áreas:


Outras habilidades desejadas:


- Boa capacidade de comunicação;

- Capacidade de estabelecer bons relacionamentos interpessoais;

- Criatividade;

- Comprometimento;

- Resiliência e capacidade de adaptação diante de mudanças repentinas.

DO CONTRACTO

Os candidatos aprovados serão contratados, na modalidade de contratos por tempo determinado, renováveis a cada três meses.


O salário será compatível com as atribuições e competências inerentes às actividades a serem desempenhadas, num regime com carga horária de 8 horas diárias.


O programa terá a duração inicial de três meses, podendo ser renovado mediante os resultados apresentados pelo participante.

DAS ACTIVIDADES

O programa de Trainee - Jovens Profissionais, será composto por uma combinação de teoria e prática onde os participantes receberão as ferramentas e conhecimentos necessários para iniciar a sua carreira profissional.

Os participantes actuarão principalmente em Luanda, mas poderão ser alocados temporariamente numa das outras províncias onde se faça necessário.

DA FORMAÇÃO

As principais componentes estruturais do programa são:

· Formação prática e teórica;

· Plano de rotação entre as diferentes áreas da empresa;

· Feedback e avaliação contínua;

· Job-shadowing;

· Mentoria e on-the-job coaching de colegas e líderes seniores.

A componente de formação teórica será composta por diversos módulos, e ocorrerá durante toda vigência do programa, em sessões periódicas. O conteúdo programático incluirá os seguintes temas:

· Desenvolvimento das habilidades de comunicação;

· Desenvolvimento das habilidades de liderança;

· Introdução às técnicas de gestão de projectos com base no PMI (Project Management Institute);

· Aspectos legais e regulatórios;

· Contabilidade pública;

· A estrutura político-administrativa Angolana e a estrutura orgânica das instituições associadas às actividades da empresa;

· As especificidades dos Institutos Públicos;

· A estrutura orgânica das instituições (Serviços Centrais e Locais);

· As principais actividades e processos relacionados com a empresa e seus projectos em andamento.

DA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas através do email jovensprofissionais@angolaprev.co.ao, e só será permitida a inscrição de candidatos que reunirem os requisitos pré-definidos.

ETAPAS DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

1. CONDIÇÃO: Os candidatos interessados deverão reunir os requisitos mencionados previamente na secção “SELECÇÃO”;

2. INSCRIÇÃO E TRIAGEM: Os candidatos interessados deverão elaborar uma carta de candidatura, mencionando as suas motivações para participar no programa. Em simultâneo, deverão anexar uma carta de recomendação por parte da Instituição de Ensino frequentada e preencher o formulário de inscrição disponibilizado no site do Programa de Trainee Jovem Profissional.

3. TESTES: Os candidatos seleccionados na etapa de triagem serão convidados para realizarem provas teóricas nas quais serão testados conhecimentos gerais, raciocínio lógico, interpretação de textos e português.

4. ENTREVISTAS INDIVIDUAIS: Os candidatos aprovados nos testes serão convidados para entrevistas presenciais.

5. DINÂMICAS DE GRUPOS: Os candidatos aprovados na fase das entrevistas, poderão ser convidados a participar em algumas dinâmicas de grupo, para apurar e aferir algumas competências e tendências comportamentais específicas;

6. ADMISSÃO: Os candidatos aprovados em todas as etapas receberão as informações referentes às suas condições contratuais e proposta salarial, como também as instruções quanto ao processo de admissão, tarefas e actividades na Angola Prev.